Olhar Feminino

Saúde, beleza, dicas,maquiagem,cabelos,unhas,mensagens lindas,amor e relacionamento,moda homem, moda mulher, Smartphones,celulares.

19 abril, 2008

Blogagem Coletiva contra o Analfabetismo

Vi sobre essa blogagem coletiva no Amigos da Blogosfera -> O objetivo é dialogar sobre o “Analfabetismo”, propor soluções viáveis, novas idéias para combater o analfabetismo no Brasil. Criticar, mas sugerir e estar disposto a fazer algo. Como digo, “vai criticar?! Esteja disposto a pelo menos ajudar!”

Espera-se que sejam apresentadas propostas, pequenos projetos, que podem ou já são realizados na sociedade. Ler e Escrever são fundamentais para o aprendizado, para o Educar. Quando falamos em Ler, não nos referimos somente à pronúncia das palavras, mas da compreensão, do questionamento, da crítica que nos faz conhecer.

Dia 18 de abril, dia Nacional do Livro, dia da Blogagem Coletiva contra o Analfabetismo. Mais informações e o selinho no blog Saia Justa. Participe!

E o que é Alfabetização? A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
Já LEITURA é

O aprendizado da leitura é um momento importante na educação, que começa na alfabetização e se estende por toda educação básica. Consiste em garantir que o aluno consiga ler e compreender textos, em todo e qualquer nível de complexidade. Depois da fase inicial de alfabetização, faz-se necessária a prática da leitura e da interpretação de textos. Uma vez alfabetizado, é possível o indivíduo ampliar seu nível de leitura e de letramento, de forma a tornar-se um sujeito autônomo e consciente. Por outro lado, a alfabetização por si só não assegura o desenvolvimento do cidadão, como uma panacéia para todo e qualquer mal oriundo da falta do saber.
Fonte: Wikipédia

O que você pode fazer contra o analfabetismo?! O que a escola poderia fazer? Acredito que se cada brasileiro lesse mais e repassasse o que lê, tentasse falar a língua de uma forma mais correta contribuiria para um melhor entendimento da leitura de mundo. Sou professora efetiva no Estado de Mato Grosso de Língua Portuguesa, embora afastada no momento da função por motivos de saúde, mas não deixo de ler, de acompanhar o que se passa no mundo e de sempre repassar para as pessoas um bom livro, uma boa música, um bom filme. A dificuldade que as pessoas têm de ler e compreender (coisas bem diferentes) é muito grande. Da minha parte enquanto blogueira faço minhas indicações e posts sempre em um bom português em todos os meus blogs. Penso que a escola como um todo precisa de comprometimento com a leitura. muitos professores não gostam de ler, então como ensinar a ler, a compreender? Lembrando que isso não é função só do professor(a) de Língua Portuguesa, já que a língua está em todas as matérias. O que me alivia é que já foi bem pior. A iniciativa do MEC em proporcionar livros gratuitos para o Ensino Médio e a chegada de livros anualmente nas bibliotecas é essencial para um bom começo. Pagar melhor os professores seria de ótima ajuda também...\0/

Nenhum comentário:

Postar um comentário