Olhar Feminino

Saúde, beleza, dicas,maquiagem,cabelos,unhas,mensagens lindas,amor e relacionamento,moda homem, moda mulher, Smartphones,celulares.

28 fevereiro, 2011

Desprezo e respeito

Um blog pessoal tem caráter como o próprio nome diz de pessoalidade, particulariedades, chororôs ou alegrias. Quando surgiram os blogs, lembro-me de que a primeira acepção que se dava a eles era de que era um diário virtual. E muitos usavam (e ainda usam) assim. Em muitos casos, escrever é a suprema liberdade. É você colocar pra fora sentimentos que te fazem mal. Faço muito isso, jogo pra fora meus sentimentos como as adolescentes que acredito sempre somos quando nos referimos ao amor, ao bem querer, à beleza vista por nossos olhos, já que o olhar é o caráter da escrita. 

Escrevemos os olhares que damos às coisas, equivocadas ou não, corretas ou não, é o SEU olhar. Quem escreve, não escreve para saber se quem leu achou correto ou não,nem escrevemos para que seja de concordância ou não aos olhos dos outros. Quem escreve, escreve sua visão da realidade.

Há algum tempo escrevo aqui em meu blog poemas, contos, textos de minha autoria, sempre preservando as pessoas inseridas no contexto por uma questão de respeito. Não a elas, mas a mim mesma, para que eu seja respeitada na vida que levo. Mas quem me conhece sabe que não sou de esconder nada de ninguém. Sou uma das pessoas mais transparentes que eu conheço. Não me envergonho ou me arrependo de absolutamente nada nessa vida porque sou, como toda pisciana, passional. Levada pelos sentimentos e emoções. E hoje estou escrevendo bem depois de certas emoções terem me dominado há dois dias.Tento (nem sempre consigo) não deixar a raiva tomar conta de mim e me levar a fazer coisas impensadas. Por isso, deixei passar uns dias...

Fui acusada injustamente de falta de respeito entre outras coisas por uma das pessoas que eu ainda estimava e admirava aos meus olhos. Olhos deturpados, pois como disse minha terapeuta, "é tão difícil ver apenas que a pessoa não tem caráter?" Sim, foi difícil para mim. Habituei-me em minha vida a sempre ver o lado bom das pessoas. Mas ver que elas não são o que eu pensava que eram é difícil e dolorido sim. 

E você que está lendo pode me dizer, pois é, são as expectativas..."Nunca se deve por expectativas em ninguém". Concordo que como frase de autoajuda é fantástica. Como não pensei nisso antes? Ou você? Ora, vamos... Nem nascer nascemos sem ter expectativas. Já nascemos talvez de olhos fechados esperando não ver as decepções desse mundo.

E o que você faz com as decepções que você tem é o que nos diferencia. Eu, escrevo.Eu, choro, choro muito. Eu, muitas vezes, adoeço. E depois me reergo. Levo aquilo como aprendizado, "dou a volta por cima e levanto a poeira", como diz a música. Outras pessoas, frente a uma decepção, matam. Outros, ficam loucos. Outros ainda, bebem, se drogam..e por aí vai... Eu escrevo.

Aprendi há cinco anos que guardar os sentimentos me faziam ficar doente e entrar em um buraco tenebroso e mais fundo da depressão. À época, meu médico me disse: Grite, esperneie,xingue, mas não guarde mais. Aprendi. Então eu escrevo.

Agora minha mente fica pensando o tempo inteiro nessa palavra e em seu significado: Respeito. Como te pedem respeito se nunca te respeitaram? Então é assim? Quando as pessoas me desrespeitam pode. Quando são elas que me usam pode. Quando são elas que mentem para mim pode. Quando elas usam de má fé ou de artifícios para me enganarem pode.Quando mentem que são doentes tendo saúde, pode. Quando mentem para várias pessoas on line, pode. Quando a pessoa engana a esposa, pode. Ou seja, tudo para a outra pessoa, pode. Mas se você apenas diz que tem saudade de uma pessoa e ela te ignora não é desrespeito.  Se você fala algo pra ela com um mínimo de educação e ela te responde com acusações e palavras duras e você então responde na mesma sintonia, não pode. Penso, portanto, que terei que aprender muito mais sobre respeito. Então vejamos alguns fragmentos sobre respeito.

Na Wikipédia temos que:
O respeito juntamente denota um sentimento positivo de estima por uma pessoa ou para uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.) e também ações especificas e condutas representativas daquela estima. Respeito também pode ser um sentimento especifico de consideração pelas qualidades reais do respeitado (Ex: Eu respeito o julgamento dela). Pode também ser conduzido de acordo com uma moral específica de respeito. Ser rude é considerado uma falta de respeito (desrespeito) enquanto que ações que honram a alguém ou a alguma coisa são consideradas respeito. Morais especificas de respeito são de importância fundamental para muitas culturas. Respeito por tradições e autoridades legitimas são identificadas por Jonathan Haidt como um dos cinco valores morais fundamentais compartilhados para um maior ou menor por sociedades diferentes e indivíduos diferentes. Respeito não deve ser confundido com tolerância porque tolerância não diz necessariamente nenhum sentimento positivo, e não é compatível com desprezo, o contrário de respeito A palavra respeito vem do latim respicere que significa olhar para trás. Isso evoca a idéia de julgar alguma coisa em relação ao que foi feito quando é valoroso ser reconhecido. Além, a noção de respeito implica que pode ser aplicado para uma pessoa que fez algo certo, mas também para qualquer coisa afirmada no passado como uma promessa, a lei, etc. Isto também é porque na maioria dos idiomas, é dito que o respeito deve ser merecido.
Leon Trotsky disse que "Os homens não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco até por sí próprios."Já Kafka afirmou que "A única coisa que temos de respeitar, porque ela nos une, é a língua." e Joseph Jouber constatou que "Ser capaz de respeito é hoje em dia quase tão raro como ser digno de respeito."
Então, neste blog, não escreverei e nem terei mais nada de minha autoria sem citar nomes, datas e tudo o mais que faça parte da MINHA história de vida. por conta disso, estarei repostando meus textos , poemas e tudo o mais com todos os detalhes e contextos possíveis de serem lembrados pela minha memória sem prejudicar a ninguém e nem desrespeitar, já que as memórias e opiniões são MINHAS, conforme me instruiu minha advogada. Mas, é claro, que aquele(a) que se sentir desrespeitado(a) tem todo o direito de buscar as vias legais para me processar. E eu para me defender, se for o caso.E isso não é em tom de ameaça ou qualquer coisa do tipo (falar antes que pensem isso aff...), porque estou longe de ameaçar alguém. Não sou de falar. Sou de fazer. Isso é um FATO que vocês estarão constatando nos meus escritos.

Assim, acredito eu, estarei me respeitando mais. Respeitando as minhas impressões, os meus olhares, o grande amor que sinto por mim mesma.  Respeito pelo que sinto, pelo que sou, pelo que falo, pelo que penso. 

E a quem não me respeita, o meu total desprezo, que é o contrário de respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário