Olhar Feminino

Saúde, beleza, dicas,maquiagem,cabelos,unhas,mensagens lindas,amor e relacionamento,moda homem, moda mulher, Smartphones,celulares.

17 abril, 2008

Chá branco é o novo queridinho das dietas


Certamente você já ouviu falar no chá branco. Se ainda não ouviu, não se preocupe, pois ainda há tempo de desfrutar dos benefícios dessa bebida tão valorizada pelos médicos, nutricionistas e antenados com a questão da saúde. Só para se ter idéia, a atriz Juliana Paes atribuiu ao chá branco à razão pela qual conseguiu emagrecer alguns quilinhos, mudar de manequim e desfilar um novo corpinho de dar inveja.
Assim como o chá verde, o chá branco é proveniente da Camellia sinensis, planta rica em substâncias antioxidantes chamadas polifenóis, que ajudam no equilíbrio do colesterol, na melhora do sistema circulatório e na regeneração da saúde da pele.


Chá branco X chá verde: qual é melhor?

Apesar de ter a mesma origem que o chá verde, a produção do chá branco é diferente. O principal diferencial está na colheita das folhas, que se dá antes das flores se abrirem e é feita somente em dois dias do ano, entre os meses de abril e maio. Para o processo, são utilizados apenas os brotos mais jovens da planta. Esses brotos têm uma leve coloração prateada por ainda estarem cobertos por uma fina penugem branca. Daí a origem do nome “chá branco”.



Por ser proveniente de brotos muito jovens e ser uma versão menos processada do famoso chá verde, pois ao contrário deste, ele não passa pela fermentação, acredita-se que o chá branco apresente maior concentração de substâncias bioativas. E nessa fase de maturação, os brotos apresentam alta concentração de substâncias antioxidantes. Por esse motivo, segundo alguns especialistas, o chá branco é capaz de trazer resultados mais surpreendentes e mais potentes do que o chá verde.
Como são todos extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis, o chá verde, o preto e o branco têm as mesmas propriedades, mas não a mesma potência em relação aos resultados. Os processos de torrefação e fermentação reduzem os benefícios da erva, especialmente no chá preto. O chá branco oferece benefícios bem próximos aos do chá verde, mas como ele é menos processado, tem as propriedades mais acentuadas.


Sabor com um quê especial

Além de tudo isso, o chá branco possui um toque especial: o sabor. Para aquelas pessoas que não tomavam chá verde só porque não suportavam aquele gostinho de capim, as desculpas ficam por aqui. Isso porque a diferença na hora da colheita da erva muda o sabor do chá, que fica com um gostinho mais doce e suave (delícia!)


Benefícios de sobra

Assim como o verde, o chá branco é capaz de retardar o processo de envelhecimento, abaixar os índices de colesterol ruim, acelerar o metabolismo e queimar gordura corporal.
“Tanto o chá branco como o verde serão grandes aliados da saúde das pessoas, que até então desconheciam os inúmeros atributos da bebida. Os japoneses e chineses consomem bebidas derivadas da Camellia sinensis há séculos e são considerados os povos mais longevos e com menor incidência de doenças do mundo”, afirma. Andrea Dario Frias, PhD em Nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita.



Testes clínicos também indicam que, aparentemente, o chá branco é capaz de aumentar as taxas metabólicas, acelerar a oxidação das gorduras e funcionar como coadjuvantes da perda de peso.
Por conservar suas propriedades naturais, o chá branco é rico em manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2. O produto é bastante utilizado em programas de emagrecimento e de controle da obesidade.
Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.
Além disso, substâncias encontradas na Camellia sinensis ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória, antigripal e anticancerígena, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele.


Na hora de consumir...

O chá branco pode ser consumido quente ou gelado, de preferência sem açúcar, pois ele já possui um sabor adocicado. De acordo com alguns médicos, para poder aproveitar os benefícios da bebida é necessário ingeri-la numa porção de duas a quatro vezes ao dia, por pelo menos três meses. É interessante também que o chá seja consumido sempre antes das 18h, pois a cafeína presente nele pode atrapalhar o sono.
Os principais países produtores são China, Japão e Índia. Como a colheita é feita apenas dois dias por ano, o chá branco é mais raro e também mais caro do que o chá verde e que o chá preto.
O chá branco pode ser encontrado em lojas de suplementos nutricionais e de chás importados. Uma caixa com 20 saquinhos de chá branco importado da China custa cerca de R$ 30.
As contra-indicações ficam limitadas às gestantes. Grávidas só podem ingerir o chá branco mediante autorização médica, pois o consumo excessivo pode aumentar a concentração de cafeína no corpo, causando insônia, tremedeira e irritabilidade.

in: Site do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário