Olhar Feminino

Saúde, beleza, dicas,maquiagem,cabelos,unhas,mensagens lindas,amor e relacionamento,moda homem, moda mulher, Smartphones,celulares.

06 dezembro, 2012

Frases de Oscar Niemeyer

Morreu o gênio da arquitetura com 104 anos, Oscar Niemeyer. Veja algumas das frases do arquiteto.
 
frases-de-oscar-niemeyer-infográficoNão é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu País, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo - o Universo curvo de Einstein. (Oscar Niemeyer)


Ao completar 100 anos, em entrevista a Geneton Moraes Neto na TV Globo, Niemeyer explicou como escreveria um verbete sobre si mesmo em uma enciclopédia.
"Diria que é um ser humano como outro qualquer – que nasceu, viveu e morreu. Sou um homem comum – que trabalhou como todos os outros. Passou a vida debruçado sobre uma  prancheta. Interessou-se pelos mais pobres. Amou os amigos e a família. Nada de especial. Não tenho nada de extraordinário. É ridículo esse negócio de se dar importância", respondeu o arquiteto na ocasião.

Comunismo
"Fui sempre um revoltado. Da família católica eu esquecera os velhos preconceitos, e o mundo parecia-me injusto, inaceitável. Entrei para o partido comunista, abraçado pelo pensamento de Marx que sigo até hoje"
Em 2006



Paixão pelo desenho
"Eu tinha 5, 7 anos e ficava desenhando com o dedo no ar. Minha mãe perguntava: 'menino, o que você está fazendo'? Estou desenhando. Eu gosto de desenhar figuras. Eu faço uma escultura, eu desenho no ar. Eu faço um desenho e construo ele no ar"
Em entrevista à Globo News, em 2008.

Projeto de um estádio para a Copa de 2014
"Eu vou ia seguir o conselho de João Saldanha. O estádio tem que ser mais vertical, para aproximar o público mais do campo. Ia ser bonito, ia ser confortável. Tem que criar uma surpresa, tem que ter emoção e ser uma obra de arte"
Em 2007, ao completar 100 anos, em entrevista a Geneton Moraes Neto para o "Fantástico"

Conjunto da Pampulha
"Era um protesto que eu levava como arquiteto, de cobrir a igreja da Pampulha de curvas, das curvas mais variadas, essa intenção de contestar a arquitetura retilínea que então predominava"
Sobre a obra construída em Belo Horizonte

Curvas
"Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos sentidos, nas nuvens do céu. No corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo"
Sobre o Copan, prédio construído em 1951 no centro de São Paulo

A vida
"A vida é um sopro, um minuto. A gente nasce, morre. O ser humano é um ser completamente abandonado..."
Em entrevista à BBC Brasil, em 2001

Solidariedade
"A vida não é justa. E o que justifica esse nosso curto passeio é a solidariedade”
Sobre a ajuda aos pobres, em entrevista em 2007

Dinheiro
"Meu avô, que foi ministro do Supremo Tribunal, morreu sem um tostão. Achei bonito ele morrer assim. Já disse que teria vergonha de ser um homem rico. Considero o dinheiro uma coisa sórdida"

Brasília
“Nós começávamos a imaginar quando é que Brasília iria surgir. De repente, aparecia uma mancha azul no horizonte. Ela ia crescendo. Depois apareciam os contornos e começávamos a dizer: ali é o Teatro, lá é o Congresso, a Torre. Brasília surgia como num passe de mágica, um milagre”
Sobre o projeto piloto para a construção da capital do país, em 1956.

Medo de avião
"Valeu a pena vir até do Rio de Janeiro a Brasília de carro, era quase uma obrigação vir aqui"
Em 2008, ao viajar mais de 11 horas para ir do Rio a Brasília, aos 101 anos, de carro

Projetos de igrejas
"As pessoas se espantam pelo fato de, mesmo sendo comunista, me interessar pelas igrejas. E a coisa é tão natural. Eu morava com meus avós, que eram religiosos. Tinha até missa na minha casa. E eu fui criado num clima assim. Esse passado junto da família me deixou com a ideia de que os católicos são bons, que querem melhorar a vida e fazer um mundo melhor"
Agosto de 2011, ao lançar o livro "As igrejas de Oscar Niemeyer"

Sambódromo
"O Sambódromo é uma obra que quase dispensa explicação. Tem uma avenida central, que tem 700 metros e tem uma arquibancada dos dois lados. Então o importante é que funcione bem, que a visibilidade seja perfeita"
Em entrevista à TV Globo

Pessimismo
"Sou pessimista diante da idéia de que o homem, quando nasce, já começa a morrer, como notou Jean Paul Sartre. Mas, na vida, caminhamos rindo e chorando o tempo todo: é preciso, então, aproveitar o lado bom da vida, usufruir o melhor possível e aceitar os outros como eles são. Sempre digo: o importante é o homem sentir como é insignificante, é o homem olhar para o céu e ver como somos pequeninos. Ultimamente, no entanto, tenho me espantado como a inteligência do homem é fantástica! Tenho conversado sobre astronomia. Como é imprevisível o que ele pode criar!"
Em 2007, em entrevista à TV Globo



Centenário
"Cem anos é uma bobagem, depois dos 70 a gente começa a se despedir dos amigos. O que vale é a vida inteira, cada minuto também, e acho que passei bem por ela"
Em 2007, em entrevista aos 100 anos

Arquitetura
"O que nós queremos na arquitetura, com a mudança na sociedade, não é nada especial. As casas de luxo serão menores. Os grandes empreendimentos urbanos, os cassinos, os teatros, os museus. Tudo isso será maior ainda porque todos deles poderão participar. Não basta fazer uma cidade moderna. É preciso mudar a sociedade"
Em entrevista ao Jornal da Globo, em 2007

Traços
"Faço arquitetura que me agrada, uma arquitetura ligada às minhas raízes e ao meu país”  Em 2007, aos 100 anos

Diferença
"Minha preocupação sempre é fazer uma coisa diferente, que provoque surpresa"

Nenhum comentário:

Postar um comentário